top of page

SIMPLES NACIONAL : O QUE SIGNIFICA O FATO"R".

E quais atividades podem usar ?


O "Fator R" no contexto do Simples Nacional se refere a um mecanismo utilizado para ajustar a tributação das empresas enquadradas no anexo V da tabela do Simples Nacional.

Esses anexos são destinados a atividades que envolvem serviços, e o Fator R é aplicado para evitar que empresas com muitos funcionários tenham uma carga tributária muito mais alta do que as empresas que têm uma folha de pagamento mais enxuta. O Fator R leva em consideração a relação entre a folha de salários e a receita bruta da empresa. Se o Fator R for maior que 28%, pode ocorrer um ajuste na tributação, elevando-a. Esse mecanismo visa equilibrar a tributação entre empresas com diferentes níveis de mão de obra.


Em outras palavras, o FATOR R vai facilitar a vida do pequeno e médio prestador de serviços. Isso acontece porque, para o Simples Nacional, o calculo do tributo a se pagar não leva em conta as despesas e nem o lucro dessas empresas, apenas o faturamento .


Recomenda-se consultar a legislação vigente ou um profissional contábil para obter informações detalhadas e atualizadas sobre o Fator R e sua aplicação.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page